Medir o consumo de água quente é fundamental para realizar um diagnóstico preciso e oferecer a solução mais adequada para cada cliente. Enquanto o consumo de água em geral é facilmente identificado por meio das contas das empresas de utilidade, o consumo específico de água quente é frequentemente desconhecido por conta da falta de medidores para esta informação.
Saber o padrão de consumo de água quente é CRUCIAL para entender o volume, a temperatura e os horários de pico de consumo. Normalmente, ocorre um pico de consumo pela manhã (entre 6h e 9h) e à noite (também entre 6h e 9h), quando as pessoas tomam banho. Outros fatores, como pontos de consumo na cozinha ou área de serviço, podem influenciar o consumo ao longo do dia.
Para medir com precisão o consumo de água quente, é necessário também conhecer as instalações do cliente e usar sistemas específicos que medem exclusivamente o volume e a temperatura da água quente consumida.
Com essas informações, é possível determinar a melhor solução para cada situação, proporcionando ainda mais eficiência e economia, pois apenas medindo o consumo de água quente que conseguimos oferecer um sistema de aquecimento adequado para cada cliente.