No aquecimento de água com energia limpa, temos três tipos de sistemas: Os aquecedores a gás, que embora garantam conforto, são poluentes e ineficientes, utilizando de combustíveis fósseis, contribuindo para a pegada de carbono.
Os aquecedores elétricos, que usam resistência elétrica e têm baixa eficiência, principalmente quando comparados à nossa matriz energética predominantemente limpa com Bombas de Calor.
Por fim, temos os aquecedores de ventilação, como as bombas de calor, que são os mais modernos e limpos, operando com a retirada do calor do ambiente – como se fosse uma geladeira ao contrário.
As bombas de calor são eficientes para aquecer água, tanto para piscinas quanto para banhos, e são um exemplo notável de sinergia entre tecnologia e meio ambiente. Embora parem de funcionar abaixo de certas temperaturas, têm eficiência notável em climas mais quentes e backups que permitem que a eficiência do aquecimento beire a economia total.
Com um sistema bem dimensionado e armazenamento adequado, sistema de bomba de calor podem cobrir até 95% da demanda anual, nos levando cada vez mais perto de um futuro com energia predominantemente limpa, pois as bombas de calor estão na frente como tecnologia sustentável.