Aquecer uma piscina vai além de proporcionar conforto; é também sobre manter e preservar o calor gerado. Quando ligamos o aquecedor, ele trabalha para alcançar a temperatura ideal com base na temperatura atual da água. Uma vez que essa temperatura é atingida, a água tende a manter essa temperatura. A perda de calor ocorre, principalmente, via superfície da água. As perdas do reservatório em si em contato com as paredes são desprezíveis.
Desligar o aquecedor com frequência não é eficaz. E sempre se deve empreender todos os esforços para reter o calor gerado com o uso de capas térmicas e manutenção dos ambientes corretamente fechados (para piscinas fechadas).
Mesmo em piscinas de condomínios que são usadas esporadicamente, ajustar a temperatura alguns graus abaixo do ideal nos dias de pouco uso, em vez de desligar completamente o aquecedor, se torna mais econômico, e o melhor, isso pode ser feito de forma automática.
Resumindo, manter o aquecedor funcionando durante as épocas de uso da piscina e usar uma capa térmica é uma escolha inteligente. Isso não apenas garante conforto, economia e aquecimento mais rápido da água para os dias de maior uso, como também aumenta a vida útil do sistema e reduz os gastos com manutenção de aquecedores e bombas.