Hoje foi dia de inspeção de telhado com meu amigo Silvio, da Invento Projetos. Nos deparamos com esse sistema que aparece nas fotos.
Já começo dizendo que isso não é uma pista de Autorama no telhado rsrs, mas sim um sistema de aquecimento solar de piscina com coletores solares tipo aberto em termoplástico. Praticamente uma instalação quase artesanal.
Instalada na Academia Waterside, zona norte de São Paulo, essa instalação aquece uma piscina de 172 metros quadrados. Exatamente, 172 metros quadrados! A cobertura solar desse sistema de aquecimento de piscina é capaz de suprir 50% da necessidade energética para aquecimento da piscina em períodos favoráveis. Além disso, a conta de gás da academia, que inclui o sistema de aquecimento central para os vestiários, não ultrapassa R$ 6.000,00, que é uma conta consideravelmente baixa, levando em consideração o tamanho da piscina.
Vale ressaltar que meu amigo Cesar, proprietário, tem uma atenção correta a tudo que diz respeito a eficiência energética da academia e por isso eles adotam o uso de capa térmica sempre que as piscinas não estão sendo utilizadas. Isso traz uma economia ainda maior; uma comparação da piscina aquecida sem capa é uma geladeira com a porta aberta, o que em ambos os casos resulta em um maior consumo de energia.
Voltando a instalação, observem a trama em arame liso que envolve os coletores, tubo por tubo, num espaçamento de 1,5 metros para depois compor uma teia de fixação pelo telhado. Meu Deus !!! Um trabalho artístico. Essa tecnologia é tão eficiente para aquecer piscina que até um sistema como esse dá um bom resultado. Estou querendo chamar atenção para a tecnologia, e não para o produto em si, que dificilmente pode ser replicado. Ao lado desse sistema tem outro para aquecer a piscina infantil, também em termoplástico, porém com coletores da Soria (certificados pelo INMETRO) e também apresentando excelente resultado. A vantagem dos coletores certificados é que possuem um laudo do INMETRO atestando sua curva de rendimento e condições ideais de operação. Para quem faz projeto e calcula resultados, como eu, essas informações são necessárias. E Ainda, quanto tempo dura esse produto exposto ao sol todos os dias? Qual a pressão que suporta? Eu posso caminhar por cima dele se precisar? Qual a vazão ideal ? Como faço manutenção? São perguntas extremamente importantes para quem faz projeto. Senão é necessário trabalhar com muita margem de segurança ... e não dá pra desperdiçar espaço em São Paulo.
Portanto, fecho essa afirmando que coletores solares em termoplástico são uma excelente opção – contanto que haja espaço – e combinados com bomba de calor fazem com que o conforto da piscina aquecida venha sem precisar destruir seu bolso e o meio ambiente e ... com muita saudade do meu Autorama! rs